UNIPAZ 23 anos

:: CURSOS

 

:: Psicologia Transpessoal - Apresentação

aumentar fonte diminuir fonte imprimir

CURSO HÍBRIDO:
PSICOLOGIA TRANSPESSOAL NA
ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR HOLÍSTICA
- Aperfeiçoamento de Terapeuta -

Pós-graduação Lato Sensu e
Extensão Universitária

- Primeiro Semestre -
Próxima aula: 13 e 14 de Abril de 2024

(Aulas Presenciais e Remotas ao vivo pelo Zoom)


A Turma 2024 do curso de Psicologia Transpessoal na Abordagem Transdisciplinar Holística será realizada de forma híbrida com aulas presenciais e remotas.

As aulas remotas são realizadas 100% ao vivo com transmissão pela internet por meio de plataformas de videoconferência criando um ambiente prático e dinâmico entre o facilitador e os aprendizes. O processo de ensino-aprendizagem, aproxima-se ao máximo das aulas presenciais sem perder a excelência acadêmica que a UNIPAZ propõe.


ApresentaçãoAPRESENTAÇÃO

A abordagem em Psicologia Transpessoal foi oficializada em 1967 por Abraham Maslow na American Phychologica Association, na presença de Stanilav Grof, Victor Frankl, A.Sutich, J.Fadiman e introduzida no Brasil por Pierre Weil na Universidade Federal de Minas Gerais.

As considerações que se seguem permitem-nos uma melhor compreensão da definição do objeto da psicologia transpessoal na hermenêutica de Pierre Weil:
“Diferentes definições vêm sendo dadas ao longo de sua história. Podemos dizer, genericamente, que ela trata do estudo de um estado de consciência em que se dissolve a aparente fronteira entre o "eu" e o mundo exterior, em que desaparece o que chamamos de pessoa e surge uma vivência que está além. Daí vem a designação "trans-pessoal", já utilizada por C.G. Jung em sua obra, tendo o termo "psicologia transpessoal" sido oficialmente adotado nos Estados Unidos, em meados de 1969.

Podemos considerar a psicologia transpessoal como um ramo do conhecimento humano, mais particularmente da psicologia.

Consiste numa pesquisa experimental e ‘experiencial’ da natureza da realidade vivida como um ‘ir além da dualidade espaço interior/espaço exterior’, além dos limites do pensamento conceitual inerente à pessoa humana. Estuda e evidencia o caráter relativo da vivência da realidade, em função dos diferentes estados de consciência, no qual tenta identificar a natureza essencial a partir da vivência do estado de consciência cósmica ou transpessoal. Descobre o que está encoberto, ou seja, evidencia o continuum do ser na existência na forma da experiência dos seres, dissolvendo sua fantasia fundamental: a separatividade.

Permite ao homem revelar o mistério da limitação do ser na sua manifestação humana, fazendo-o viver sua não-dualidade, graças à superação da aparente oposição pessoal-transpessoal, mundo relativo-mundo absoluto. Por meio da metanóia retira o homem dos sofrimentos da paranoia projetiva das suas fantasias.

Por sua visão holística, a psicologia transpessoal é o ponto de encontro da ciência, da arte, da filosofia e da mística. Neste último caso, ela aglutina as religiões, evidenciando a origem única, apesar das divergências teológicas, ocidentais ou orientais.

Na vida prática cotidiana, mostra ao homem os caminhos e métodos que permitem o acesso ao transpessoal dentro do ‘pessoal’, por meio da descoberta do ‘mestre interior’.

Oferece a todos os homens e mulheres que desejam e praticam métodos próprios a um desses caminhos, a verdadeira liberdade e alegria de viver, pelo despertar dos valores inerentes ao ser: a sabedoria indissociável do amor para todos os seres.

Podemos enfim afirmar que a psicologia transpessoal é possuidora de um enorme potencial terapêutico, pois permite transformar as formas destrutivas de energia, como o ódio, a possessividade, o orgulho competitivo, o ciúme e a inveja, em harmonia e paz para cada ser humano e para toda a humanidade.

Para melhor orientar os interessados no aspecto subjetivo em termos semânticos, precisaremos as diferenças existentes entre a psicologia transpessoal propriamente dita, o adjetivo transpessoal e o substantivo transpessoal. — A psicologia transpessoal é um ramo da psicologia que estuda particularmente o estado transpessoal da consciência. — Entendemos por transpessoal, tomado como adjetivo, aquilo que subsiste quando desaparece o fenômeno ou a aparência da pessoa. Ou seja, transpessoal é o que fica por trás das máscaras da pessoa, dos seus condicionamentos, além da cultura.

— O substantivo transpessoal se emprega no mesmo sentido do adjetivo, tal como definimos anteriormente. Como tema ou objeto, falamos, por exemplo, do estudo do transpessoal, do surgimento do transpessoal na vida cotidiana etc. Por psicoterapia transpessoal entendemos o conjunto dos métodos de tratamento das neuroses pelo despertar do transpessoal, e das psicoses pela expressão do transpessoal semipotencializado.

Fala-se hoje de educação transpessoal, de psicoterapia transpessoal e de terapia transpessoal. Por educação transpessoal compreendemos o conjunto dos métodos que permitem descobrir ou revelar o transpessoal dentro do ser humano.

Por psicoterapia transpessoal entendemos o conjunto dos métodos de tratamento das neuroses pelo despertar do transpessoal, e das psicoses pela expressão do transpessoal semipotencializado. Por terapia transpessoal designamos o conjunto dos métodos de restabelecimento da saúde pela progressiva redução da ilusão da existência de um ‘eu’ separado do mundo.”

Abraham Maslow reconheceu quatro revoluções ou forças no desenvolvimento da Psicologia contemporânea de acordo com a classificação do seu percurso histórico:
- a primeira força é o Behaviorismo centrada na reflexologia;
- a segunda força é a Psicanálise centrada no processo analítico;
- a terceira força é o movimento humanístico, centrado no potencial humano de saúde;
- a quarta é a Transpessoal transumana, centrada no cosmo e nos ampliados estados de consciência.

Roberto Crema postula uma continuidade rumo a uma Quinta Força, centrada na consciência de inteireza, uma força de integração que alia o pré-pessoal ao pessoal e ao transpessoal: a Abordagem Transdisciplinar Holística com o seu processo da Arte de Cuidar, aliando o método analítico ao sintético, orientando-se por uma cartografia vasta e inclusiva da totalidade humana, na tarefa-desafio de desenvolver uma Terapia da Inteireza. Um projeto original e pioneiro da UNIPAZ.


Objetivo Metodologia

Para viabilizar, na prática, a Quinta Força em Terapia, na Abordagem Transdisciplinar Holística, nos últimos 30 anos, Roberto Crema tem desenvolvido um método sintético, como uma via qualitativa que complementa o método analítico clássico. Estas duas escutas e competências não se antagonizam, pelo contrário, elas se complementam.

O método analítico é um importante fruto do racionalismo científico que focaliza a parte, caracteriza-se pelo aspecto quantitativo, fundamenta-se, sobretudo, na razão e sensação, dirigindo-se pelos cinco sentidos humanos. Seu substrato neurofisiológico é o hemisfério cerebral esquerdo. Postula uma função explicativa.

O método sintético focaliza a totalidade, a interconexão, visando o processo de vinculação e unificação. Sua tendência é ampliadora e de integração. É uma via qualitativa que se indica mais por linguagem poética e metafórica. Fundamentado principalmente nas funções psíquicas do sentimento e da intuição. Parte de um espaço de indeterminismo, de intrínseca liberdade e responsabilidade. Enfatiza a participação e a singularidade de cada Encontro. Ocorre na instantaneidade, no salto abrupto e no insight. É sincronístico, reconhecendo as coincidências significativas. É experiencial: seu produto típico é fruto do laboratório vibrante da vivência humana. Seu substrato neurofisiológico é o hemisfério cerebral direito. Exerce uma função compreensiva: é um caminho para se compreender contemplativa e participativamente o universo.

Em 2011, Roberto Crema, defendeu sua tese de Master Europeen de Recherche, sobre esta metodologia, na Université de Paris 13 - em parceria com a Université de Louvain-la Neuve (Bélgica), a Université de Genève (Suíça) e o Conservatoire national des arts et métiers – Cnam (França).


ObjetivoA quem se Destina

Este curso de Aperfeiçoamento Profissional é indicado para: psicólogos, psicopedagogos, psicoterapeutas, terapeutas, psiquiatras, médicos e demais profissionais que necessitam ampliar seus conhecimentos e afeiçoar a prática da psicoterapia através da Psicologia Transpessoal, da Arte de Cuidar e da Abordagem Transdisciplinar Holística.

Este curso não habilita ao exercício da profissão psicólogo. Para exercer as atividades de uma profissão de nível superior regulamentada por lei é preciso ser portador de diploma de graduação naquela área e registro no conselho regional daquela profissão.


ObjetivoAplicabilidade

De acordo com sua área de atuação, o profissional terá uma aperfeiçoamento nesta abordagem, ampliando seus potencial terapêutico.


DestinaDuração

368 horas/aula distribuídas em 23 meses com aulas presenciais e remotas (ao vivo pelo zoom) programadas em 01 final de semana por mês.

> Horário das aulas:
Sábado - 09:00 às 18:00 e Domingo - 09:00 às 13:00

Observação: Programação da aula com o prof.Roberto Crema:
> sexta-feira - 18:30 às 21:30 e sábado - 09:00 às 18:00


calendário Estrutura Curricular

Disciplinas

Introdução à Visão Holística | Teoria Fundamental da UNIPAZ
A Linha do Tempo da Psicologia no Processo da Evolução da Consciência
Antigos e Novos Terapeutas: De Philon de Alexandria a Transmodernidade
Caminhos da Escuta do Terapeuta
Ritos e Mitos: Ressonâncias Arquetípicas
Rios do Ego: Oceano do Ser
O Totem da Inteireza Humana
Chaves da Cura e da Individuação - Metaprincípios
Ecologia da Presença: Mensagens do Deserto
O Poder do Encontro Trandisciplinar
Os Quatro Aspectos da Consciência na Visão Tupy Guarani
Quatro Estados de Consciência e os Diferentes Níveis de Realidade
Terapia de Memórias Passadas
O Olhar e a Escuta do Terapeuta
O Corpo: Texto Sagrado – Terapia da Inteireza
Terapia com Mandalas: Um Caminho do Pessoal ao Transpessoal
Neuropsicologia
Neurociência e Espiritualidade
Tanatologia: Visões Espirituais e Médicas sobre a Morte
A Potência da Mente Humana e a in-formação no vácuo quântico
Emergência Espiritual
Dreamwork - Trabalho com Sonhos
Bases Científicas para um Paradigma Unificador


calendárioCorpo Docente

O corpo docente é constituído por pesquisadores, especialistas, mestres e doutores de reconhecida experiência na Abordagem Transdisciplinar Holística.


CertificaçãoCertificação

Emissão de certificado para os alunos que concluírem o programa pedagógico do curso e frequência mínima de 75% por disciplina.


Certificação DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

:: Para alunos com curso superior
- Cópia do certificado de graduação;
- Cópias da Carteira de identidade e do CPF;
- 1 foto 3 x 4.

:: Para alunos sem curso superior
- Cópias da Carteira de identidade e do CPF;
- 1 foto 3 x 4.


Certificação INVESTIMENTO DO CURSO

23 Mensalidades consecutivas- R$ 539,00 (cada uma)

Taxa de matrícula - R$150,00

:: MENSALIDADES COM DESCONTO:
> R$485,00 - Para pagamento até o dia 5 do mês.


Desenvolvido por Verônica Camelo